Um estudo recentemente publicado revelou que o tão conhecido "Sponge Bob" assim como todos os desenhos animados igualmente hiperativos, podem causar uma atenção dificultada e consequentemente problemas de aprendizagem em crianças de 4 anos.
A velocidade das imagens destes desenhos animados são a principal causa da falta de concentração e atenção.
Este estudo foi desenvolvido na Universidade de Virgínia, com 60 crianças de 4 anos de idade, como tinha já referido.
O estudo teve por método dividir as 60 crianças em grupos de 20, sendo que cada grupo iria estar 10 minutos a ver "Sponge Bob", um outro grupo a ver um desenho animado do Canadá chamado "Caillou", e por fim, um terceiro grupo a fazer desenhos.
Depois do teste terminado, os três grupos foram submetidos a diferentes testes que avaliaram a sua função mental, coordenação e concentração.
O grupo que ficou a ver “Sponge Bob” obteve um resultado menos satisfatório em 12 pontos do que os outros dois grupos, com resultados idênticos.
As investigadoras que desenvolveram este estudo queriam comparar a influência imediata de programas de televisão consoante o ritmo acelerado e lento, com as habilidades das crianças para resolver posteriormente problemas e concentração.
No desenho animado "Sponge Bob", o ângulo da câmara mudava a cada 11 segundos, o que faz com que uma grande quantidade dos recursos cognitivos se dedicassem apenas para o que estava a acontecer no ecrã, enquanto no "Caillou", onde o angulo da câmara mudava a cada 34 segundos, oferecia aos espetadores muito mais tempo para processar os eventos da narrativa.
Assim, as crianças que visualizaram o "Sponge Bob" apresentaram uma menor atenção aos testes que foram feitos e supracitados.
A conclusão que tiramos deste estudo não tem a ver com propriamente o desenho animado "Sponge Bob", mas com todos aqueles programas de televisão com um ritmo acelerado, o que faz desviar a atenção das crianças. Sendo assim, antes de irem para a escola, as crianças não devem ver este tipo de programas.
Podemos também confirmar a teoria de vários psicólogos que diziam que as nossas capacidades cognitivas tais como, a tomada de decisões, concentração, atenção, são recursos que se vão esgotando durante o dia, tal como os músculos e também por isso a maior parte das aulas são de manhã.
Joaquim Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário