domingo, 23 de outubro de 2011

A cultura e as suas controvérsias



    Habitualmente oiço rádio, sempre que entro no carro para ir para a escola ou para qualquer outro lado, o carro automaticamente liga na RFM. No sábado à noite, estava mais atento e reparei que começou a passar a rubrica, “Já agora”, que consiste em declamar pensamentos de João Delicado, e apercebi-me que o que foi dito fazia jus ao que temos vindo a aprender nas nossas aulas de Psicologia, em que abordamos a especificidade do ser humano: a Natureza/Biologia, a Cultura/Sociedade e a História.
     O que se segue (com áudio), e que terá então passado na RFM, tem a ver com a cultura e sociedade: 


“Qualquer cultura tem as suas zonas cegas, cria injustiças, permite abusos de poder, promove discriminações. Eu próprio posso ser vítima, mas não sou um sujeito passivo, sou tão responsável pela minha consciência como pela consciência coletiva, que é a cultura. Por isso, a minha indignação é indispensável, se me unir a quem sofre, será um princípio de mudança. Grandes injustiças clamam por grande indignação e quando ela nos junta na rua é sinal de que o mundo tem futuro.”
    Realmente, a cultura envia-nos muitas vezes para a injustiça, porque essa palavra só começa a fazer sentido exatamente a partir do momento em que existem culturas.

Joaquim Oliveira

1 comentário:

  1. Interessante Joaquim! também porque ouvir rádio é coisa que caiu um pouco em desuso... mas tb. porque a cultura dominante é quase sempre uma justificação, mais ou menos convincente, para o exercício do poder de alguns sobre os outros... a vida é assim mesmo.

    ResponderEliminar