segunda-feira, 30 de abril de 2012

Socialização: Processo fundamental no desenvolvimento humano


A socialização consiste na assimilação de hábitos característicos de um grupo social, envolvendo o processo através do qual um indivíduo se torna elemento funcional de uma determinada comunidade, adquirindo a cultura que lhe é própria. É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, assimilando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças e regras dessa mesma cultura. Este processo é contínuo e nunca se dá por totalmente terminado. O processo de socialização inicia-se após o nascimento, através da família ou outros agentes próximos e, mais tarde, através da escola, dos meios de comunicação e dos grupos de referência. Estes mesmos grupos são constituídos pelas nossas bandas ou atores favoritos, atletas, super-heróis, entre outros. A socialização permite a integração do indivíduo no grupo em que nasceu, bem como o desenvolvimento da sua personalidade e a sua aceitação na sociedade. Portanto, a socialização é um processo fundamental, não apenas relativamente à integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para a continuidade dos sistemas sociais.

Existem dois tipos principais de socialização: a socialização primária, onde a criança aprende a linguagem, as regras básicas da sociedade, os valores morais e os modelos comportamentais do grupo a que pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e reflete-se ao longo de toda a sua vida. A socialização secundária consiste em qualquer processo que introduza um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países que visita), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade deposita no indivíduo em relação ao seu desempenho, assim como dos novos papéis que ele pode assumir nos vários grupos a que poderá pertencer e nas diferentes situações.

Ao longo das nossas vidas, estamos constantemente a ser “postos à prova” e a passar por processos de socialização secundária. Cada nova situação que nos vai surgindo resulta numa nova adaptação. E é aqui que reside a explicação para o facto de dois indivíduos reagirem de forma inteiramente diferente perante a mesma situação, porque cada indivíduo é único e a sua personalidade também. Desta forma, importa ainda realçar que é o facto de estarmos diariamente sujeitos a estes processos que nos torna seres integrados numa sociedade e que nos torna aquilo que somos enquanto indivíduos.

Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário