quinta-feira, 22 de março de 2012

Art Therapy - A arte de viver bem

O acidente vascular cerebral ou acidente vascular encefálico é caracterizado pela perda rápida de funções neurológicas, por sua vez resultante do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito que pode provocar consequências graves que exigem tratamento especializado. Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem da Universidade Tor Vergata, em Roma, pessoas que sofreram um AVC e que tiveram contacto com expressões artísticas apresentam uma melhor qualidade de vida.

O estudo envolveu cerca de 200 pacientes vítimas de AVC, com idade média de 70 anos. Estas pessoas foram questionadas acerca dos seus gostos relativamente a diversos tipos de arte. Destes pacientes, 125 mostraram-se interessados por arte. Ora, os resultados deste estudo verificaram que estes mesmos pacientes apresentavam melhores níveis de saúde em geral, nomeadamente mais facilidade em andar e mais energia.

Segundo o doutor Ercole Venolle, professor assistente em ciência da enfermagem, os pacientes pareciam estar mais felizes e exibiam níveis de ansiedade e depressão significativamente mais baixos. "Sobreviventes de AVC, que viam a arte como parte integrante do seu estilo de vida anterior, expressando apreço pela pintura, música e teatro, apresentaram melhores habilidades de recuperação do que aqueles que não o faziam”, afirmou Vellone.

Em suma, o grupo de pacientes que estimava as artes apresentou um quadro clínico bastante mais satisfatório do que o quadro relativo ao outro grupo. Como tal, estes estudos são muito importantes na medida em que nos levam a concluir que pacientes que se relacionem com as artes podem ter uma melhor qualidade de vida, independentemente da gravidade do acidente vascular cerebral. Os resultados sugerem que a arte pode provocar mudanças a longo prazo no cérebro, que por sua vez o ajudam a recuperar de forma mais rápida e eficaz.

"É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente."
Simone de Beauvoir

Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário