sexta-feira, 16 de março de 2012

O Líder, a liderança

Para gerir um grupo de trabalho, para ser capitão de uma equipa de futebol ou para comandar uma grande empresa, entre outro tipo de empregos é necessário haver um estilo de liderança para que o sucesso seja concretizado. Um lider pode ser mais ou menos flexível, pode ser ser mais ou menos compreensivo, pode ser mais ou menos liberal. O líder é responsável pelas estratégia e pelos objetivos a serem alcançados. Então temos vários tipos de liderança como a liderança autocrática,liderança democrática e liderança liberal.

A liderança autocrática é uma liderança autoritária em que o líder é focado apenas nas tarefas. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as decisões. Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão, se não lhes dor ordenado. Geralmente o líder não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações. O líder autocrático julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.
A liderança democrática é uma liderança em que o líder ouve todos. O líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar nas tomadas de decisões. Neste tipo de liderança, todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões. A responsabilidade do líder, é dirigir estas opiniões para que, na prática, atinjam os objetivos esperados. O líder que aplica este tipo de liderança, geralmente, tem um conceito equilibrado sobre si, não temendo que haja liderados que sejam melhores do que ele, em determinados aspectos. Para ele é fácil entender e compreender seus liderados, bem como ouvir e aceitar opiniões diferentes das suas. 
A liderança liberal ou laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez passer, que significa "deixai fazer, deixai passar". Nesse tipo de liderança, parte-se do princípio de que o grupo atingiu a  maturidade e não necessita de supervisão de seu líder. Assim, os liderados ficam livres para pôr seus projetos em prática, sendo delegado pelo líder liberal. Este líder acha que seu principal trabalho é a manutenção do que já foi conseguido. Não dá ordens, não traça objetivos, não orienta os liderados, apenas deixa passar.



Rui Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário