domingo, 11 de março de 2012

A influência dos mass media nos jovens

Vivemos na era moderna, onde os media tem um importante impacto sobre as pessoas: julgamento, comportamento e estilo de vida. Os jovens que crescem com este desenvolvimento tecnológico, tais como televisão, computadores, etc, não são as mesmas pessoas que viveram há meio século. Por causa de televisão, filmes e jogos de vídeo têm mudado a sua mentalidade, estilo de vida e comportamento social.
Primeiro, quando falamos de mudanças na mentalidade dos jovens, isso deve-se aos programas de televisão, filmes ou jogos de vídeo. É muito fácil agora para manipular as pessoas, somente através da filtragem do conteúdo que você quer que eles vejam. A televisão é uma indústria que traz um monte de dinheiro se um monte de gente assistir. Por isso, aqueles que gerem este tipo de negócio querem outras pessoas para assistir os canais de televisão, tanto quanto possível. As suas armas secretas são shows de entretenimento e filmes que por vezes podem manter uma pessoa assistindo TV por um longo período de tempo. Prestando atenção a pessoas muito jovens a TV começar a pensar como na TV, eles começam a usar roupas que eles vêem na TV, eles começam a falar da mesma maneira como se ouve na TV.

Por outro lado, os jovens, por vezes, podem até mesmo mudar o seu estilo de vida, se um pai não cuidar de seus filhos, deixando-os sem um estilo de vida ativo. Como afirmado anteriormente, a regra dos media é que o consumidor deve gastar tanto tempo quanto possível a utilização, assistir ou ouvir os seus produtos. Os videogames são os fatores mais comuns que mantêm jovens longe de um estilo de vida ativo. Essas pessoas passam mais tempo na frente de um computador do que ter um passeio no parque ou andar de bicicleta. Essas pessoas se tornam nada mais do que apenas os usuários, mas não contribuem como deveriam para uma comunicação social ativa.

Por fim, o triste efeito do entretenimento moderno sobre os jovens é que ele pode separar essas pessoas do resto da sociedade e quebrar as relações entre eles e suas famílias ou amigos. Porque uma TV é mais acessível, a qualquer tempo, os jovens encontram, por vezes, um amigo melhor do que os membros da sua família ou de amigos reais em geral.
Na minha opinião não vale a pena assistir a TV ou jogar video games, pois o tempo que perdemos em coisas fúteis devem ser utilizados em atividades mais importantes, que trazem uma contribuição para nós e para a humanidade em geral. Espero que as pessoas venham a parar de desperdiçar seu tempo em assistir programas de televisão inúteis, filmes ou a jogar video games, mas fazer algo mais útil, porque só desta forma, quando toda a gente contribuir e partilhar a sua experiência, só desta forma podemos construir um mundo livre e sociedade democrática na qual todos nós queremos morar.

Marco Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário