quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Construtivismo - Piaget

Jeam Piaget (1896-1980) foi um epistemólogo, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Tem uma abordagem construtivista principalmente porque nos ajuda a pensar o conhecimento científico na perspetiva da criança ou daquele que aprende.
O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz passa de um estado de menor conhecimento a outro de maior conhecimento, o que está intimamente relacionado com o desenvolvimento pessoal do indivíduo.
Para este teórico o sujeito é um elemento ativo no processo de conhecer, isto é, é um elemento decisivo nas mudanças que ocorrem nas estruturas do conhecimento, da inteligência Assim o conhecimento é um processo dinâmico há permanentemente interação entre o sujeito e o objeto não sendo possível separa-los. Este processo de interação decorre em etapas sequenciais que Piaget designa por estádios de desenvolvimento cognitivo (sensório-motor vai do nascimento até aos 18 meses; pré-operatório começa com a linguagem e vai até aos 7 anos; operações concretas vai dos 7 aos 12 anos, a criança é capaz de raciocinar sobre objetos manipuláveis; operações formais surge por volta dos 12 anos, a criança é capaz de raciocinar sobre hipóteses, sobre proposições).


No entanto Piaget aponta a existência de alguns fatores que condicionam o desenvolvimento cognitivo como são o caso da hereditariedade, da transmissão social, da experiência física e da equilibração.
Para Piaget, conhecer é agir e transformar os objetos. O conhecimento não se reduz ao simples registo feito pelo sujeito dos dados já organizados no mundo exterior. O sujeito apreende e interpreta o mundo, através das suas estruturas cognitivas. Mas o sujeito não se encontra apetrechado com estruturas inatas. Essas estruturas são formadas graças à atividade do sujeito no contato com o meio que está em devir permanente. O teórico afirma que o desenvolvimento do ser deve tratar-se de uma análise do todo, pois a análise de uma parte não nos dirá muito acerca das restantes. Nesta teoria o meio é claramente passivo e o sujeito é ativo.






O vídeo mostra nos que o construtivismo não é um simples método de ensino, mas sim, representa as fases da construção do desenvolvimento cognitivo da criança facilitando o trabalho e a compreensão do entendimento cognitivo, emocional e afetivo. Mostra nos também que o erro é um elemento fundamental na construção do conhecimento e da inteligência.


Ana Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário