sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Wolfgang Köhler

Psicólogo alemão, Wolfgang Köhler nasceu a 21 de Janeiro de 1887, em Tallinn, na Estónia, e foi um dos mais famosos teóricos da psicologia.
Estudou na Universidade de Berlim e deu aulas na Universidade de Frankfurt. De 1913 a 1920 dirigiu em Tenerife um departamento de pesquisa na Academia de Ciências Prussiana, efectuando experiências com chimpanzés na tentativa de perceber a forma como estes resolviam problemas, ou seja, tentando avalia-los em termos de aprendizagem e percepção.
Em 1921 Köhler tornou-se director do Instituto de Psicologia e foi professor de Filosofia na Universidade de Berlim, levando a cabo uma série de experiências que lhe permitiram explorar alguns aspectos da teoria da Gestalt.







O psicólogo Köhler realizou  varias experiencias que consiste em colocar um animal faminto numa jaula onde eram penduradas bananas que o animal não conseguia alcançar. O chimpanzé resolveu o problema quando puxa um caixote e o coloca sob a fruta a fim de alcança-la. Segundo Köhler, a solução encontrada pelo chimpanzé não é imediata e só ocorre quando o macaco tem uma visão global do campo e estabelece a relação entre o caixote e a fruta. Esta experiencia mostra que os animais, no caso do macaco, são capazes de perceber a realidade permitindo uma acção não planeada pela espécie. Portanto, não se trata de uma acção instintiva, de simples reflexo, mas de um ato de inteligência. Nos animais que agem de acordo com o instinto a acção é invariável de indivíduo para indivíduo, porém em animais dotados de inteligência as acções são flexíveis e capazes de se adaptar as necessidades momentâneas, tanto que um dos chimpanzés, Sultão o mais inteligente, foi capaz de encaixar um bambu em outro para alcançar a fruta.





                                                                                             Hugo Oliveira

2 comentários:

  1. A inteligencia encontra-se acima de tudo na minha opiniao, inteligencia é a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Muito bom Hugo Oliveira

    ResponderEliminar
  2. A inteligencia é o ato de resolver problemas dificuldades ou facilitar em algo, não é adquirida q se nasce mais q se adquire, para mim a inteligencia é adquirida através da humanização, e das relações humanas como emoções fala entre outros fatos, por isso q no experimento os macacos foram dados como portador da inteligencia, pois conseguirão relacionar uma coisa a outra para chegar a uma solução adequada para a resolução de um problema.
    Meu nome é Eder Daniel tenho 12 anos e essa é muinha opinião sobre o experimento da inteligencia

    ResponderEliminar