quinta-feira, 31 de maio de 2012

Auto Realização


       “Um músico deve fazer música, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, se realmente quiser estar em paz consigo mesmo. O que um homem pode ser, deve ser.” (Maslow)

        As necessidades de auto-realização correspondem ao nível mais elevado de existência humana, envolvendo o aperfeiçoamento e uso das nossas mais altas qualidades e capacidades: são o estádio final do nosso desenvolvimento – embora muito poucos seres humanos o atinjam.
       Segundo Maslow, as pessoas auto-realizadas possuem características comuns de personalidade:
  •     Atingem um elevado nível de desenvolvimento moral e se preocupam mais com o bem-estar das pessoas amigas e amadas, com a humanidade, relegando para segundo plano a preocupação consigo próprias;
  •   São criativas, espontâneas, inconformadas, dão valor à independência, à privacidade e simultaneamente, à amizade e intimidade;
  •             Empenham-se numa atividade mais pelo valor próprio que esta possui do que pela perspetiva e expetativa de fama e dinheiro.

      Maslow considerava que o número de pessoas que atinge a auto-realização é muitíssimo reduzido: largos milhões de pessoas estão a esse respeito limitadas, quer pelos padrões culturais do meio, quer pela terrível luta pela sobrevivência, daí a apatia e a alienação.
Rui Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário