terça-feira, 1 de novembro de 2011

Assassinos por natureza?


Natural Born Killers é um filme da década de 90, escrito por Quentin Tarantino e realizado por Oliver Stone. A história central do filme envolve duas personagens principais, Mickey e Mallory Knox. Estes jovens tiveram ambos infâncias difíceis e traumáticas pois foram vítimas de abusos e de maus-tratos. Esta situação, por sua vez, provocou graves consequências nas suas vidas de adultos.

Como já sabemos, os primeiros anos de vida de um ser humano afectam fortemente a criação da sua personalidade. Os grupos a que uma pessoa pertence exercem a sua influência através da socialização, juntamente com a componente biológica, impondo a sua cultura, atitudes, e padrões de comportamento. A sociedade modela a personalidade de base do indivíduo.

Por outro lado, as experiências pessoais também assumem um papel muito importante no que respeita aos factores que influenciam a nossa individualidade. Os significados que atribuímos às experiências vividas produzem marcas únicas, que podem ser positivas ou negativas, na nossa personalidade.

Para além disto, é também na infância que estabelecemos os primeiros laços, e o nosso bem-estar psicológico na idade adulta acaba por ser condicionado pela ligação que temos com a família. A saúde mental de uma criança depende principalmente do carinho e do respeito pelas suas necessidades. Mas, infelizmente, nem todos os pais se apercebem da importância que estes factos têm.

Por estes motivos, as experiências traumáticas vividas na infância exercem uma influência bastante significativa no desenvolvimento de uma criança, que muitas vezes se estende até à idade adulta. Como tal, as pessoas que foram vítimas de abusos, de negligência, ou outras ocorrências emocionalmente negativas, podem vir a ter sérios problemas, tanto ao nível da saúde física, como psicológica. 

No próximo artigo concluirei esta reflexão. Fiquem atentos!

Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário