quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Evolução do conceito de comportamento

Jean Piaget
O esquema explicativo proposto pelos behavioristas R=F(S) não resiste à constatação que se pode fazer com exemplos do dia-a-dia, vividos ou observados por todos nós. Essas situações servem para pôr em causa o rigoroso determinismo estimulo-resposta defendido pelos behavioristas. Perante a mesma situação, é grande a possibilidade de surgirem respostas diferentes. Por exemplo, quando ocorre um acidente (S), as respostas dos sujeitos que o presenciam não são as mesmas: um pode socorrer a vitima, outro pedir ajuda e outro impressionado afastar-se. 
Paul Fraisse
Além disso, o mesmo sujeito, perante a mesma situação, pode em momentos diferentes, comportar-se de forma distinta. Uma das criticas mais contundentes ao conceito de comportamento defendido pelos behavioristas foi apresentada por Paul Fraisse e Jean Piaget que propunham uma interpretação mais dinâmica do comportamento.

Para estes psicólogos, o comportamento é a manifestação de uma personalidade (P) numa dada situação (S). O esquema explicativo que propõem é mais adequado aos comportamentos humanos, dado que tem em conta quer as determinantes do meio quer a personalidade do sujeito R=F(SDP) O comportamento depende da interacção entre a situação e a personalidade do sujeito. A dupla seta (Dreflecte o carácter dinâmico da relação: não se pode encarar a personalidade independentemente da situação. Produto de um processo complexo, no qual intervêm factores internos e externos, a personalidade constrói-se no contexto do meio, nas diferentes situações vividas pelo sujeito. Por outro lado, o modo como a situação é encarada, interpretada, depende também da personalidade e das experiências anteriores do individuo. Para alguns autores o que é importante para explicar o comportamento é o modo como o individuo integra os dados da situação tendo em conta a sua personalidade e experiências. Muitos outros, chamam a atenção para a importância das significações, isto é, para aquilo que uma situação representa para um sujeito.

Marco Pereira

1 comentário: