Thorndike é um dos mais importantes pesquisadores no desenvolvimento da Psicologia animal. Ele elaborou uma teoria objectiva e mecanicista da aprendizagem que se concentra no comportamento manifesto. Acreditava que a Psicologia tem de estudar o comportamento e não os elementos mentais ou experiências conscientes de qualquer espécie Thorndike criou uma abordagem experimental que designou de Conexionismo, pois concentrou-se nas conexões entre estímulos e respostas, e alegando que a aprendizagem não envolve uma reflexão consciente. As suas conclusões derivam das pesquisas que fez utilizando uma caixa-problema, em que um animal era colocado na caixa e tinha de aprender a pressionar uma alavanca para sair.
Os estudos de Thorndike com gatos envolviam a colocação de um gato privado de alimento na caixa. Colocava-se comida fora dela como recompensa para a fuga e o gato tinha de puxar a alavanca para sair da caixa e atingir o alimento. Inicialmente o gato exibia um comportamento algo caótico, empurrando, farejando, dando patadas…acabando por descobrir o comportamento correcto e a porta abria-se.
Os estudos de Thorndike com gatos envolviam a colocação de um gato privado de alimento na caixa. Colocava-se comida fora dela como recompensa para a fuga e o gato tinha de puxar a alavanca para sair da caixa e atingir o alimento. Inicialmente o gato exibia um comportamento algo caótico, empurrando, farejando, dando patadas…acabando por descobrir o comportamento correcto e a porta abria-se.
Na primeira tentativa, este comportamento ocorria por acaso, em tentativas sucessivas os comportamentos aleatórios iam sendo cada vez menos exibidos, até a aprendizagem se completar, ou seja, após colocado na caixa, o gato dirigia-se logo à alavanca, accionando-a.
Thorndike concluiu que tendências de resposta mal sucedidas (as que não faziam com que o gato saísse da caixa) iam sendo menos frequentes, enquanto que as respostas que levavam ao êxito eram incorporadas - Aprendizagem por Tentativa e Erro. A incorporação ou redução de uma dada resposta foi formalizada por Thorndike como a Lei do Efeito: "todo o acto que, numa dada situação, produz satisfação, fica associado a essa situação, de maneira que, quando a situação se repete, o acto tem mais probabilidade de se repetir do que antes. Inversamente, todo o acto que, numa dada situação, produz desconforto, torna-se dissociado dessa situação, de maneira que, quando a situação se repete, o acto tem menos probabilidade de se repetir do que antes". Uma outra lei formulada e que vai de encontro com esta é a Lei do Exercício ou Lei do uso e do Desuso: "toda a resposta dada numa situação particular fica associada a essa situação. Quanto mais é usada na situação, mais fortemente a resposta se associa com ela. Inversamente, o desuso prolongado da resposta tende a enfraquecer a associação". O seu trabalho foi influenciado por várias correntes, dentre elas estão:
1– Teoria Evolucionista de Darwin – aproximou o comportamento humano e animal.
2– Tradição Associacionista – presumiu que a aprendizagem é a formação de laços associativos, ou conexões, processo de ligação de acontecimentos físicos (estímulos e respostas) e acontecimentos mentais (coisas sentidas ou percebidas), em várias combinações. Thorndike achava que o principal caminho para a formação de conexões do tipo E-R era através de ensaio e erro ao acaso, via a aprendizagem como uma série de vínculos estímulo-respostaa (E – R), que podiam ser fortalecidas ou enfraquecidas.
"A aprendizagem, era, basicamente, um empreendimento de tentativas e erros", ele prestou pouca atenção à possibilidade de formação de conceitos ou de pensamento e posteriormente formulou 3 leis da aprendizagem:
1 – Lei da prontidão:
Quando o organismo se encontra num estado em que as conexões E-R(unidades de transmissão) estão prontas a transmitir, então a transmissão é satisfatória. Caso contrário, a transmissão é perturbada – é um fenómenos momentâneo, uma espécie de momento neurologicamente ensinável.
2 – Lei do exercício (" Lei do uso e do desuso")
Quanto mais uma conexão E-R for utilizada, mais forte se tornará, e quanto menos for utilizada mais fraca se tornará – a prática leva á perfeição – a prática apenas leva a uma melhoria se for seguida de uma informação retroactiva positiva ou de uma recompensa.
A prática sem qualquer conhecimento das consequências do acto, não tem qualquer efeito sobre a aprendizagem.
3 – Lei do efeito (mais importante)
As conexões E-R são fortalecidas se forem seguidas de uma recompensa e enfraquecidas se for seguida de uma punição. Thorndike via os humanos quase como máquinas, porem as suas descobertas foram muito importantes para a mundo e para a psicologia.
Portanto, o video da-nos uma ideia de como Thorndike trabalhava e fez as suas descobertas, e ajuda a perceber tudo muito melhor. a expressão: "pai da psicologia da aprendizagem", acho que se adequa bem devido aos seus estudos e contribuição de Edward Thornike para a psicologia.
Ricardo Gonçalves
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