segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AVC - vive-se ou existe-se?

O acidente vascular cerebral ou acidente vascular encefálico, vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica que é a consequência do rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. O cérebro requer um fluxo constante de sangue para continuar funcionado adequadamente. Um derrame ocorre quando esse suprimento de sangue é alterado e o tecido cerebral nada recebe. Em quatro minutos de privação dos nutrientes essenciais, as células cerebrais começam a morrer.
No caso desta anomalia cerebral ocorrer sob a sua forma mais severa além das consequências da doença em si, é preciso o acompanhamento de fisioterapeutas para acompanhar a evolução do tratamento, recuperação dos movimentos, fala, digestão, etc.

É necessário, então, um acompanhamento diário para que haja, pelo menos, a mínima recuperação. O doente fica quase que completamente dependente dos que o rodeiam. Apresenta dormência nos braços e nas pernas, muitas vezes, dificuldade em falar, perda de equilíbrio, perda súbita de visão (num olho ou nos dois), vertigens, náuseas e até vómitos.
Todas estas consequências acontecem devido aos danos causados no cérebro do indivíduo em causa.


Os danos podem ser reversíveis ou irreversíveis e, infelizmente, muitas vezes são a segunda opção. O maior problema desta irremediabilidade é o facto de ser, inevitavelmente retirada a independência ao paciente. É como retirada qualquer possibilidade de liberdade. A qualidade de vida é possível, mas muito complicada já que se vive rodeado de especialistas e outras pessoas que têm de garantir que tudo se mantém estável, de acordo com as circunstâncias.
Em conclusão, é necessário prevenir (ao máximo) este “acidente” pois as consequências são quase sempre irremediáveis. O cérebro é o órgão central do nosso organismo, é vital, é essencial. Devemos fazer de tudo para o preservar e tentar lidar com as consequências inevitáveis da melhor forma possível.
Cesarina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário