quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hereditariedade Especifica e Hereditariedade Individual

No património genético de cada um de nós estão contidos elementos específicos e elementos individuais. Os elementos específicos são as potencialidades que partilhamos com os indivíduos da espécie a que pertencemos: a capacidade de ler, de falar, de escrever, uma determinada morfologia, etc. Os elementos individuais são as potencialidades, predisposições e tendências que nos identificam, distinguindo-nos de todo e qualquer indivíduo da nossa espécie: aspeto físico, características da personalidade, etc.
Assim, a hereditariedade específica designa o conjunto de agentes genéticos responsáveis pela transmissão das características que integrarão certos indivíduos numa espécie, distinguindo-os dos indivíduos de outras espécies ou seja a transmissão à geração seguinte das características comuns aos indivíduos de uma espécie é que os diferencia de todas as outras espécies.
A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos responsáveis pela transmissão de potencialidades que nos tornarão únicos, ou seja, diferentes de todos os outros indivíduos da nossa espécie ou por outras palavras corresponde ao conjunto único de características herdadas por um indivíduo que o distingue de todos os que integram a sua espécie.
Rui Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário