segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Brincar é o verbo da infância saudável

Um estudo realizado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo verificou que as crianças que têm um maior contacto com brinquedos e jogos educativos têm um melhor desenvolvimento. A pesquisa foi coordenada pela psicóloga Paula de Souza Brichal e envolveu crianças de duas creches diferentes. Os seus resultados demonstraram que até os bebés podem tirar proveito destes jogos. Aliás, Paula afirma que “quando um bebé aperta, morde, joga, enfim, explora o brinquedo, desencadeia o prazer de estar com aquele objeto. Estas novas sensações e experiências são essenciais para seu desenvolvimento”.

Paula admite que o incentivo à exploração lúdica pode ser bastante enriquecedor relativamente a determinados aspetos da nossa formação tais como a criatividade e a comunicação. Só assim é que as crianças poderão ter um crescimento verdadeiramente completo. Na sua perspetiva, muitos professores dos jardins-de-infância preocupam-se exclusivamente com a saúde física das crianças, mas isso não é suficiente, pois Paula acredita que os benefícios destes jogos e brincadeiras se traduzem também a nível psicológico, tanto no desenvolvimento integral das crianças, como na relação que estas possuem com os funcionários. Para além disso, os brinquedos e jogos educativos não são muito dispendiosos e atendem crianças de diversas idades. 

Para a sua pesquisa, Paula selecionou um conjunto de brinquedos para oferecer às crianças. Os conjuntos eram colocados no centro de uma sala, com os brinquedos misturados, de modo a permitir que a criança escolhesse aquele que despertasse o seu interesse. O facto de os brinquedos estarem misturados é muito importante, uma vez que permite que elas manifestem as suas preferências. A energia destas experiências é expressa no mundo externo através de dor, prazer, sentimentos agradáveis e desagradáveis, assim como os primeiros sentimentos de sucesso e fracasso. Nesta exploração dos brinquedos, elas podem partilhar objetos e ainda socializar. Pode haver também situações de disputa, mas esses sentimentos são igualmente saudáveis.

O método de análise desta pesquisa baseava-se na filmagem do contato das crianças com os brinquedos, para estudar as suas reações perante novos objetos e verificar a influência desta experiência nas suas condutas afetivas. 

Foram feitas dez observações, cinco em cada uma das creches escolhidas e a análise destas situações permitiu concluir que os brinquedos constituem uma importante ferramenta para desenvolver a expressividade, abrindo um novo universo para as crianças, permitindo que estas explorem novas atividades e estabeleçam novos desafios.

Maria Oliveira

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