quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Amigos que fazem bem à saúde!

Um estudo realizado na Universidade de Concórdia, no Canadá, comprovou que as nossas amizades produzem benefícios não apenas psicológicos, como também fisiológicos. O estudo foi realizado com várias crianças e demonstrou que o nível de auto-valorização que estas apresentavam, aumentava significativamente na presença do seu melhor amigo. Porém, na ausência de companheiros, os níveis de cortisol (hormona responsável pelo stress) eram bastante mais elevados e consequentemente a sua auto-estima sofria uma redução. 
Importa referir ainda que a secreção excessiva de cortisol pode conduzir a alterações imunológicas e até a um decréscimo na formação óssea, o que acaba por afetar ainda mais fortemente as crianças.
Todos sabemos a importância que os amigos adquirem nas nossas vidas, uma vez que são pessoas que nos acompanham nos bons e nos maus momentos e que contribuem para a nossa felicidade. “Ter o melhor amigo presente durante um acontecimento desagradável tem um impacto imediato sobre a mente de uma criança”, afirma William Bukowski, coordenador da investigação. 
Segundo os pesquisadores, este estudo tem também implicações a longo prazo, pois as nossas reações psicológicas e fisiológicas em relação às experiências vividas na infância influenciam a vida futura. Isto significa que se acumularmos sentimentos de fraca auto-estima ao longo da infância, esses sentimentos irão traduzir-se na forma como nos vemos a nós próprios na idade adulta.
Um outro estudo realizado na Universidade de Chicago, nos EUA, reconheceu que pessoas muito solitárias tendem a ser mais indefesas, a ter insónias com frequência e outros problemas tais como o stress, a ansiedade e a depressão. Segundo o psicólogo John Gottman, a amizade é também fundamental nas relações amorosas. Isto porque, de acordo com as suas pesquisas, os casais mais felizes e com relacionamentos de longo prazo confirmaram a presença da amizade no casamento e admitiram que amar o parceiro seria uma extensão dessa amizade.
Em suma, as nossas amizades ajudam-nos ter um desenvolvimento psicológico saudável e este facto é particularmente significativo para as crianças. Podemos concluir que as vantagens de possuirmos um bom amigo são bastante positivas, na medida em que estes relacionamentos nos conferem uma vida mais dinâmica, com um bem-estar que se traduz tanto ao nível do corpo como da mente.
Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário