quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Idade não traduz invalidade

Como sabemos, as capacidades físicas das pessoas tendem a diminuir, sendo geralmente um idoso muito mais incapacitado fisicamente do que um jovem.
Porém, isto não significa que as capacidades mentais dos idosos sejam menores, aliás, como demonstra um estudo feito pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos da América, esta afirmação pode muito bem ser apagada das ideias da sociedade.
Este estudo demonstra que os cérebros idosos de 70 anos podem estar perfeitamente aptos para competirem com os mais jovens de 25 anos, em algumas situações, uma vez que ambos demoram, por exemplo, o mesmo tempo a tomarem decisões em determinadas situações, com igual preocupação em obter resultados exatos nas tarefas em vez de velocidade.
Os pesquisadores estudaram como pessoas de diferentes idades se comportam quando postas à prova em diferentes testes cognitivos que incluem adivinhar o número de asteriscos num ecrã, e identificar palavras através de sequências de letras.

A uma pesquisa posterior foram adicionados jovens desde a escola primária até ao secundário e constatou-se que as crianças mais jovens são mais lentas nas tarefas em que se tem de tomar uma decisão.
Segundo palavras do pesquisador Radcliff, "As crianças mais jovens não são capazes de fazer um uso tão bom das informações que lhes são apresentadas, por isso eles são menos conformes, o que irá evoluir à medida que a sua maturidade evolui".
Os indivíduos com idades compreendidas entre 60 e mesmo 90 anos tinham também um tempo de resposta mais lento para essas tarefas, mas os investigadores concluíram que estes apenas demoraram mais tempo porque queriam certificar-se de que respondiam com precisão. 
Em jeito de conclusão, o investigador Gail McKoon afirma que os idosos, não querem cometer qualquer tipo de erro em qualquer tarefa que desempenhem, o que faz deles mais lentos sendo esta mentalidade difícil de lhes arrancar, porém, com a prática será possível.

Joaquim Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário