quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PSI - "Psicologia Sob Investigação"

A Psicologia Criminal, também conhecida por Psicologia Forense, é um ramo da psicologia jurídica que se baseia na aplicação de conhecimentos psicológicos ao serviço judiciário. Esta área da psicologia tem o objetivo de proteger a sociedade e de defender os direitos do cidadão, através da perspetiva psicológica. Para tal, trata de analisar de modo racional e empírico o comportamento criminoso, pelo que utiliza frequentemente estudos psicológicos de personalidade, de estrutura mental e as suas respetivas relações com o direito penal. A psicologia criminal explora ainda o desenvolvimento do criminoso sob o ponto de vista psicodinâmico e social.

Os psicólogos criminais procuram sempre reconstituir o percurso de vida do indivíduo criminoso e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido a cometer um crime, ou seja, tentam descobrir a raiz do problema para encontrar a solução mais adequada face ao seu julgamento. Uma vez descoberta a causa das desordens mentais e comportamentais que afetaram o indivíduo, é possível determinar uma pena justa.

Esta ciência é muito importante devido à necessidade de legislação apropriada para os casos de indivíduos considerados doentes mentais que cometem atos criminosos, pois a doença mental deve ser encarada não só a nível clínico, como também a nível jurídico. 
Por estes motivos, um psicólogo formado nesta área tem de possuir conhecimentos relacionados com a psicologia em si e conhecimentos que dizem respeito às leis civis e criminais. 

Atualmente, os cientistas afirmam que não existe uma personalidade tipicamente criminosa. Contudo, defendem a existência de diferentes maneiras de organização da personalidade, de formas distintas de receção dos diversos estímulos do meio e de se relacionar com o mundo 
exterior. Como tal, admitem que um criminoso, num dado momento da sua vida, terá uma representação diferente da realidade, muito específica, pelo que assume uma determinada disposição de valores e significados, na qual o crime adquire um sentido particular.

Portanto, podemos concluir que a psicologia criminal é fundamental para que haja uma melhor compreensão da mente, dos processos psíquicos e dos comportamentos de quem comete um crime e para auxiliar essas pessoas no sentido de as integrar novamente na sociedade, contribuindo desta forma para uma vida social saudável e segura.

Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário