quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nenhum osso é tão duro de roer!

Cesar Millan Favela é um escritor, apresentador de televisão e treinador canino. Fundador do Centro de Psicologia Canina em Los Angeles, Cesar apresenta o programa “Dog Whisperer”. No ano 2005 foi premiado pela National Humane Society, uma organização norte-americana de proteção aos animais, pelo seu trabalho de reabilitação de cães abandonados. Cesar é o especialista mais requisitado dos Estados Unidos na sua área, sendo considerado um treinador brilhante pela sua capacidade quase mágica de lidar com cães. Ora, acredita-se que esta capacidade é o resultado da compreensão e da utilização de estudos de Psicologia Canina.
O trabalho deste homem consiste em ajudar as pessoas a resolver os problemas comportamentais que os seus cães manifestam, restaurando o equilíbrio natural da mente canina. Cesar admite que os cães mais primitivos tinham determinadas tarefas tais como farejar, capturar as presas e correr por exemplo. Porém, atualmente, a maioria dos cachorros desempenham a função de animais de companhia. Como tal, são mimados através de camas confortáveis, brinquedos, guloseimas e muito carinho. 

O que muitas pessoas se esquecem é que estes cães possuem os mesmos instintos inatos de explorar territórios, vaguear pelas redondezas e procurar alimento, e para muitos, estas necessidades não são satisfeitas. É por isso que na sociedade moderna muitos cães acabam por desenvolver problemas comportamentais sérios, como a agressividade, a ansiedade, obsessões ou fobias.

Outra teoria interessante de Cesar baseia-se na seguinte expressão: “Os cães são o nosso espelho”. Isto significa que os cães captam as nossas emoções, mesmo que não nos apercebamos de tal ocorrência. A linguagem dos cães (e a de todos os animais) é a energia. A verdade é que estamos constantemente a comunicar com os nossos cães através da nossa energia. Ou seja, se estamos nervosos, eles ficam nervosos; se estamos tensos, eles ficam tensos; se estamos agitados, eles ficam agitados. Como tal, Cesar realça a importância de manter uma energia equilibrada quando nos encontramos perto dos nossos cães.

Cesar acredita que os animais mudam de comportamento assim que os humanos também mudam. Os cães baseiam a sua forma de agir na nossa maneira de proceder. Isto significa que se nós não agirmos como líderes, eles vão tentar ocupar esse papel. Para além disto, se o nosso cão não possuir aquilo que necessita a nível psicológico, ele vai demonstrar isso de algum modo. Vai expressar a sua frustração através de problemas comportamentais. Em termos de necessidades biológicas, é total responsabilidade do dono certificar-se de que o animal tenha sempre água limpa e alimento, bem como cuidados veterinários.
Cesar Millan afirma ainda que a confiança e o respeito são os elementos fundamentais de qualquer relacionamento saudável, nomeadamente com os nossos cães. Satisfazer as necessidades dos animais em relação a exercícios, disciplina e carinho é também essencial para manter uma boa relação com eles. 

Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário