segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exercício Mental

Um grupo de investigadores constatou que os exercícios aeróbicos podem reduzir o risco de demência ou retardar a sua progressão se esta já tiver começado. Esta constatação teve origem numa extensiva revisão à literatura científica (dados científicos) relativa a este tema - exercício e cognição. Esta literatura incluía estudos com animais e observações a seres humanos.
O neurologista Eric J. Ahlskog explica que este recorrer a dados passados mostrou que o exercício físico é eficiente na prevenção da demência, e defende que “os pacientes que são tratados em clínicas especializadas devem ser incentivados a praticarem exercício, pois é benéfico para a saúde em geral e para a saúde cognitiva, uma vez que facilita as conexões cerebrais”. 
Esta interação entre a mente e o corpo tornou-se um alvo de interesse por parte dos médicos, atletas, população em geral e ainda muitas empresas de sucesso. Esta descoberta está a motivar os médicos a recorrerem a esta relação entre exercício físico e bem-estar emocional. As empresas também estão a apostar cada vez mais em momentos de lazer e descontração que incluam exercício físico para os seus funcionários, conduzindo assim a uma melhoria do estado de espírito e do ânimo destes e, consequentemente, gerando uma maior produtividade para a empresa.
No entanto, antes de alguém começar todo e qualquer tipo de exercício, tem de conhecer muito bem o seu corpo, as suas capacidades e ainda todos os problemas que possa possuir. Uma vez passada esta fase, o exercício deve começar de forma gradual, acompanhado por um profissional, aumentando periodicamente o grau de dificuldade, para ir habituando o corpo ao esforço exigido, sendo por isso um processo construtivo. 
É também necessário escolher uma atividade motivadora, que seja agradável e acessível à pessoa em questão, evitando assim desmotivações e abandono precoce dessas mesmas atividades.
Assim, depois de algum tempo na prática de exercício, as pessoas notarão um melhor desempenho cognitivo, um bem-estar muito elevado e uma maior facilidade de pensamento e um claro sucesso profissional.
Para além da demência, a prática de exercício físico pode ajudar na prevenção de stress e de depressões.
Em suma, quando nos sentimos bem fisicamente, consequentemente estamos bem a nível psicológico e vice-versa. Esta condição pode também ter como explicação o facto de o exercício provocar uma libertação de endorfinas no nosso cérebro, substância responsável por provocar bem-estar no nosso organismo.

Joaquim Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário