quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ser dorminhoco não é ser oco!

Um artigo publicado no “Journal of Experimental Psychology” despertou a curiosidade de centenas de leitores com a questão “Será possível aprender enquanto dormimos?”. Segundo os investigadores da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, é de facto possível. Estes cientistas defendem que isso acontece devido à existência de uma nova forma de memória inconsciente, da qual foram detetados os primeiros sinais. 

O artigo realçava as evidências referidas por um estudo que analisou o sono de cerca de 250 pessoas. Sabe-se que o sono é um estado de consciência complementar ao estado desperto, no qual há um repouso periódico caracterizado pela suspensão temporária da atividade percetivo-sensorial e motora voluntária. 
O Sono - Salvador Dalí
É possível dividir o sono em duas fases principais: a fase “non rapid eye movement” (NREM) e a fase “rapid eye movement” (REM). A fase NREM ocupa cerca de 75% do tempo de sono é essencialmente um período de conservação e de recuperação da energia física do indivíduo.

A fase REM caracteriza-se por uma atividade cerebral intensa, semelhante à do estado de vigília e é essencial para o nosso bem-estar físico e psicológico. É também nesta etapa do sono que ocorrem os sonhos que envolvem situações emocionalmente fortes. 

Ora, o estudo em questão concluiu que durante o sono, o cérebro processa informações sem o conhecimento do indivíduo, o que por sua vez pode contribuir para a memória enquanto estamos acordados. Esta habilidade pode ser considerada uma nova forma de memória, que reforça a aprendizagem sem qualquer ação consciente da pessoa. 

No entanto, os pesquisadores alertaram para o facto de que a aprendizagem ocorre de forma diferente de pessoa para pessoa. Como tal, embora algumas pessoas possam aprender enquanto dormem, para outros este processo é mais eficiente durante a vigília. Ainda assim, a melhoria da memória foi observada na maioria das pessoas que participaram na experiência.

Por estes motivos, os investigadores reforçaram ainda a importância de uma boa noite de sono, pois trata-se de um período de repouso, tanto para o corpo como para a mente, que resulta geralmente numa sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida.
Maria Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário