quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gregor Mendel - o visionário

Gregor Mendel nasceu em Julho de 1822, na Silécia (Áustria), acabando por falecer em 1884. Era proveniente de uma família de camponeses e por isso estava sempre em contacto com a natureza. A sua família, desde cedo se apercebeu que Mendel era um jovem muito inteligente e por isso incentivou-o a seguir estudos, e, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843, visto que não tinham posse para suportar o custo dos estudos. Tornou-se, então, monge e a sua função no mosteiro era supervisionar os jardins do mesmo. Dada a sua função, Gregor decidiu então dedicar-se ao estudo exaustivo de determinadas plantas em prol de investigar a transmissão de caracteres dentro da mesma espécie.
Mendel, foi então o primeiro cientista que realizou experiências verdadeiramente importantes para o esclarecimento dessa mesma transmissão de caracteres hereditários. Este investigador realizou muitas e meticulosas experiências com animais e algumas plantas, contudo os trabalhos que realmente ficaram ligados ao seu nome foram elaborados com ervilheiras da espécie Pisum sativum. Importa realçar que, quando Mendel iniciou os seus trabalhos, os genes, o DNA, os cromossomas e mesmo a gametogénese ou a meiose eram totalmente desconhecidos. Daí que a ideia de fator como unidade de transmissão hereditária considerada por Mendel fosse inevitavelmente inovadora. E, embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade.
Realizando cruzamentos de monibridismo, este cientista iniciou os seus trabalhos com a análise de um só carácter. É o caso, por exemplo, da transmissão do carácter da cor vermelha, nas ervilheiras. Para cada uma das características com que trabalhou, começou por selecionar e isolar, ao longo de dois anos, linhas puras, ou seja, indivíduos que, cruzados entre si, originam uma descendência que é sempre toda igual entre si e igual aos progenitores relativamente à característica em estudo.
Infelizmente para este investigador, só depois da sua morte é que o seu trabalho foi reconhecido, sendo atualmente, considerado como um dos mais importantes trabalhos para o aparecimento da genética (visto que é uma ciência relativamente recente). Mendel morreu dia 6 de Janeiro de 1884 de uma doença renal crónica. Era um visionário, um homem que se encontrava desenquadrado da sua época devido à sua mente “brilhante”. Fora, por isso mesmo, ignorado durante toda a sua vida.

Cesarina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário