sábado, 21 de janeiro de 2012

Programas genéticos aberto e fechado


Há um programa de desenvolvimento correspondente a cada espécie e, por conseguinte, a cada indivíduo. Em determinadas condições externas, sabemos que, 9 meses depois de uma mulher engravidar, nasce um bebé. 

No entanto, os seres vivos, melhor dizendo, as espécies, podem ter programas genéticos abertos ou fechados. Nos animais e nas plantas, o mais comum são os programas genéticos fechados: os seres atingem um ponto/um estádio de desenvolvimento em que estagnam e não têm capacidade de se adaptarem ou modificarem o seu comportamento. Estão codificados para reagir de uma determinada forma a um determinado estímulo, a escolher um habitat específico, a terem aqueles rituais de acasalamento e assim sucessivamente. Há a previsão de comportamentos.


O programa genético aberto implica apenas uma programação parcial, dando liberdade ao ser evoluir de forma distinta, ter comportamentos imprevisíveis e adaptar-se em casos de alterações ambientais. O Homem tem um programa genético aberto. Por isso, não reage segundo um conjunto de instintos, não tem um comportamento e desenvolvimento pré determinados. A abertura do programa genético implica também uma menos especialização do ser, por isso é que o Homem consegue inventar e fazer um pouco de todas as actividades animalescas.

Nuno Pedrosa

Sem comentários:

Enviar um comentário