quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sistema Nervoso Central (SNC)

É importante notar que a divisão que é feita de sistema nervoso em sistema nervoso central e periférico é basicamente funcional, sendo conveniente para fins didáticos. O SNC é formado pelo encéfalo, alojado na caixa craniana e pela espinal-medula. As propriedades especiais da parte central do sistema nervoso residem em complexas interconexões de neurónios, nas quais surgem os padrões paropriados de respostas aos estímulos provenientes do meio externo e interno. Geralmente, encéfalo é confundido com cérebro e ambos os termos são usados igualmente. Na verdade, o encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e bulbo raquidiano.

A espinal-medula possui uma região central da massa cinzenta, que recebe e processa a informação sensitiva enviado-a depois para os músculos, região essa rodeada de substância branca que contem axónios counicantes com o cérebro e com a espinal-medula. Actua como uma espécie de intermediário entre o SNP  e o SNC e possui muitas fibras nervosas dispostas em conjuntos, que controlam os músculos e os órgãos internos. Recebe, através dos nervos sensitivos, informação sobre a temperatura, dor, tato, tensão muscular e posição das articulações, podendo esta ser transportada até ao cérebro, pela substância branca, de forma a estimular conscientemente a informação ou então essa informação depois de entrar na medula pode ser utilizada para controlar a tensão muscular ou estimular respostas reflexas.
As resposta reflexas são atos involuntários, imediatos, produzidos de forma inconsciente. Por exemplo, quando tocamos em algum objecto quente retiramos automaticamente a mão num ato reflexo e quando focamos uma luz brilhante imediatamente pestanejamos de forma a proteger o olho. Na produção de um reflexo quatro ações são desencadeadas: a recepção, condução, transmissão e resposta. O sistema nervoso central intervém em todas elas.


Luís Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário