quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vídeojogos vs Psicologia


A psicologia vem ajudando o homem a conhecer-se melhor há mais de um século, desde a sua formalização como ciência académica em 1879. Ao longo de sua história de pesquisa, muitas atividades culturais típicas foram utilizadas pela psicologia para sondar e estudar o psiquismo humano. Os jogos não são exceção, sempre estiveram presentes como instrumento de análise psicológica. Ainda que a complexidade do homem e a sua atividade psicológica tenham encontrado um número vasto de descrições e explicações, os métodos em psicologia guardam a semelhança de serem indiretos na sua maioria, ou seja, se valem de indícios secundários para falar da personalidade. Assim, na pesquisa psicológica é comum o que chamamos que inferência, ou dedução a partir de um jogo ou teste psicológico.
A teoria dos jogos é muito conhecida como meio de análise da personalidade. Com crianças é utilizada uma técnica de diagnóstico que chamamos de hora de jogo diagnóstica, onde são avaliadas disposições subjetivas a partir da atividade lúdica. Não é novidade falar de jogos e personalidade, ou utilizar o jogo como unidade de análise da personalidade. Este é o típico defensivo. Base reforçada, pouca tecnologia. Contudo, com o passar das tecnologias do "virtual" surge um tipo de jogo que pode revolucionar os métodos de análise personológica baseadas no ato de brincar.
Refiro-me à estratégia em tempo real, que oferece aos psicólogos uma grande oportunidade de avaliar traços de personalidade a partir das estratégias adotadas pelos jogadores e das habilidades intelectivas e cognitivas requeridas na dinâmica do jogo de estratégia em tempo real. De fato, jogos on-line em tempo real levam ao limite o traço marcante do campo lúdico na pesquisa psicológica: o envolvimento e a espontaneidade. Se os jogos são uma revolução para a psicologia o que os jogadores e a comunidade de apreciadores do género podem ganhar com isso? Além de ajudar a conhecer melhor o adversário e fazer o jogo ficar mais competitivo, a psicologia pode contribuir na programação de jogos mais equilibrados, onde diferentes personalidades possam explorar as suas características com vantagem semelhante. De fato, entendemos que a partir da estratégia adotada pelo adversário é possível inferir a sua personalidade.

Luís Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário